quinta-feira, 29 de abril de 2010

Meu encontro com O Mestre Gullar



30 de Outubro de 2009 lá estava ele subindo ao palco e silenciando o Teatro Municipal João Caetano(Itaboraí/RJ),afinal todos queriam ouvir o que o que o Poeta (considerado o maior poeta vivo do Brasil) tinha a dizer. As primeiras perguntas do mediador foram tímidas e perdidas, mas é perdoável porq ele deveria mesmo estar nervoso e que não ficaria? Ferreira tem o rosto sério não esboçou sorrisos mas mostrou-se com muito bom humor quando lhe perguntaram o que ele achava do crescimento desgovernado de algumas cidades e da violência algo assim , e ele disse: "Eu não entendo disso , eu entendo de poesia " Descontraiu toda a platéia e começamos entao a ficar todos mais a vontade, sim ele é bem humorado, nos falou de sua poesia , contou que já foi plagiado com certa frase que disse certa vez em uma de suas palestras , contou que certa vez respondendo a uma pergunta disse : "Eu não quero ter razão eu quero é Ser Feliz" e alguns anos depois qual não foi sua surpresa ao ver a sua frase estampada em uma caneca sem os devidos créditos.
Por fim leu algumas de suas poesias e nos presenteou com sua arte.
Para quem não conhece a o obra de Ferreira segue abaixo um de seus poemas e também o link do site oficial do poeta.
Boa Leitura.
Site
http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/

TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?

Ferreira Gullar

Nenhum comentário: