segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bossa Nova e Nova Bossa

A Bossa Nova está fazendo 50 anos. Parece aniversário do Brasil. E com razão. Fo através dela que ficamos conhecidos e respeitados nos quatro cantos do mundo. A minha geração perdeu o bonde da história, mas todos os artistas que vieram a seguir foram diretamente influenciados ou interpretaram clássicos do gênero dentro de seus estilos próprios. Listei abaixo 5 canções importantes da Bossa Nova regravadas por cantoras do universo pop. Aperte o play e viva o samba de uma nota só !

1.Outra Vez – Adriana Calcanhotto Adriana com seu temperamento musical minimalista gravou essa canção nos anos 90 para um songbook de Tom Jobim. Composta em 1954, foi lançada por Elizeth Cardoso em 1958 no, oficialmente, primeiro disco de Bossa Nova, o LP “Canção do Amor Demais”.

2.Paula Toller – O Barquinho Paula sempre foi a falsa roqueira. As baladas de amor e seu jeito “cool” de interpretar sempre foram seu carro-chefe. Portanto não se assuste ao ouvi-la cantar o cartão-postal da bossa nova, gravada em 1960 por Maysa.

3.Ângela Rô Rô – Demais Os versos “Todos acham que eu falo demais / E que ando bebendo demais” poderiam facilmente terem sido escritos por Ângela Rô Ro mas não foram. Em 1959 Tom Jobim e Aloysio de Oliveira compuseram esse clássico imortalizado também por Maysa.

4.Marina Lima – Samba do Avião Marina tem o poder de transformar qualquer canção alheia em sua através de seu jeito super pessoal de interpretar e o arranjo que escolhe para gravar. No seu disco “Abrigo” de 1995 ela cantou essa canção de Jobim de 1962 no estilo pop que a define.

5.Gal Costa – Desafinado Musa tropicalista, Gal regrava em 1973 esta canção emblemática do movimento. Num tempo ainda bem distante do excesso de regravações de bossa nova, Gal causou até certo estranhamento com essa interpretação tirada do seu álbum “Índia”.

Um comentário:

Unknown disse...

Qual Cd tem a música "O Barquinho" de Paula Toller. Procuro há muito tempo e não encontro.